28/01/2019 Bruxelas -

 

Função:                      Consultor Sênior

Unidade:                    Unidade de Política, Pesquisa e Treinamento (PRTU)

Disponibilidade:        Imediata

Localidade:                América Latina

Duração e tipo de contrato:  Contrato por tempo indeterminado baseado no documento processual de Consultor Sênior PI.

 

Principais funções e responsabilidades:

Como um expert na área de proteção a Defensores de Direitos Humanos, o propósito principal do Consultor Sênior é realizar as tarefas designadas pelo Diretor da PRTU nas seguintes áreas:                                                                        

  • Desenvolver projetos de análise de políticas e pesquisas, assim como tarefas de fortalecimento de capacidades e apoio a treinamentos para proteção de DDH em risco, em países de língua portuguesa e espanhola na América Latina (e possivelmente na África).
  • Preparar, desenvolver e reportar serviços de consultoria designados pela PI, em coordenação com o Escritório de Desenvolvimento de Serviços e com o Diretor da PRTU.
  • Quando necessário, promover facilitações em treinamentos internos para os colaboradores da PI e prover apoio na revisão dos planos de segurança para os escritórios de campo da PI.
  • Ministrar o e-learning course da PI como tutor para audiências de língua portuguesa e espanhola.
  • Explorar questões de políticas e outros tópicos relevantes para a missão e trabalho da PI em coordenação próxima com o diretor da PRTU.

 

Habilidades e experiência:

  • Experiência prévia: pelo menos 5 ou mais anos de experiência comprovada e ampla experiência em gestão de segurança e proteção para sociedade civil e DDH que incluam aspectos como segurança física, bem estar e segurança digital.
  • Sólido entendimento sobre dinâmicas organizacionais, profundo conhecimento em abordagens de fortalecimento de capacidades e necessidades de Defensores de Direitos Humanos com experiência comprovada em provimento de sessões de desenvolvimento de capacidades para audiências diversas utilizando métodos de aprendizagem para adulto e também populares princípios e ferramentas de educação pedagógica. Conhecimento sobre as metodologias da PI é altamente desejável.
  • Capacidade demonstrável de comunicação clara e efetiva, tanto oral como escrita para uma ampla gama de audiências - expert ou não expert.
  • Diploma relevante - preferencialmente Mestrado - em Ciências Sociais (ciência política, sociologia, relações internacionais, antropologia), Ciências educacionais e áreas similares. Foco em direitos humanos é desejável.
  • Alguma experiência e conhecimento em pesquisa social/antropológica (métodos qualitativos) é desejável.
  • Entusiasmo, autonomia, capaz de trabalhar de forma autônoma ou em pequenos e descentralizados grupos, e que pense fora da caixa.
  • Disponibilidade para viajar frequentemente para países diferentes na América Latina (e possivelmente África).
  • Fluência em Espanhol e Português (oral e escrita) é essencial. Capacidade de trabalhar e comunicar (oral e escrita) em Inglês e/ou Francês é uma vantagem.

 

Para se candidatar:

Para se candidatar, favor enviar seu currículo (CV), uma carta de apresentação (máximo duas páginas), nomes e informações para contato de duas referências antes de 7 de fevereiro de 2019 (24:00 UTC+1) para o seguinte e-mail: recruitment [at] protectioninternational.org. Por favor, no “assunto" inclua: “Application for Senior Adviser / Consultor Senior”.

Inclua seu nome no nome dos arquivos da sua aplicação, ex: Jane_Smith_CV.doc. Não anexe qualquer certificado ou referências nesse estágio do processo de recrutamento. Isso sera requisitado em estágio posterior.

Apenas candidatos selecionados serão contactados para uma primeira rodada de entrevistas até 22 de fevereiro de 2019.

 

Ler os termos de referência completos aqui.